top of page

Advogado Amauri Pinho é o novo presidente nacional do PRTB

  • Assessoria PRTB
  • 1 de nov.
  • 3 min de leitura

Pandora News

2 de setembro de 2025


Presidente eleito diz que o PRTB será um dos maiores partidos do Brasil


Foi anotado na última sexta-feira (29/8), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a nova Comissão Executiva Nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), tendo como presidente nacional o advogado Amauri Pinho.


A convenção nacional do PRTB, que assegurou a eleição de Amauri Pinho na presidência nacional, foi realizada em Brasília, no último dia 26 de julho, aprovada por todos os convencionais presentes, equivalente a cerca de 90% (noventa por cento) dos aptos e, em seguida, o diretório nacional se reuniu e elegeu, por unanimidade, a nova Comissão Executiva Nacional do PRTB.


Para retirar Leonardo Avalanche do comando nacional do PRTB, a oposição convocou uma Convenção Nacional que seria realizada em 28 de junho de 2025, oportunidade em que Leonardo insistiu com Amauri Pinho em fazer um acordo, onde os mesmos se alternavam na presidência, o que resultou no cancelamento daquela convenção por Amauri.

Após acordo selado entre Leonardo Avalanche e Amauri Pinho, para uma saída discreta do primeiro, da presidência do partido, passando Avalanche a ser o primeiro vice-presidente, sem maiores desgastes para o PRTB, a fim de que Amauri Pinho assumisse o comando nacional do partido, foi realizada a Convenção Nacional do PRTB, em Brasília, no dia 26 de julho de 2025.



ree


A foto, do dia da Convenção Nacional do PRTB, em 26 de julho de 2025, mostra o presidente nacional eleito, Amauri Pinho, e os três vice-presidentes: Leonardo Avalanche, Giulia Pinho e o Padre Getúlio de Alencar (ex-prefeito de Santo Antônio do Descoberto-GO), além de Joadson Lustosa, eleito tesoureiro nacional do partido. Adriano Ribeiro, do Tocantins, também foi eleito secretário-geral do partido.


PRTB TEM HISTÓRIA E FUTURO


O PRTB é um dos partidos mais antigos do Brasil, fundado em 18 de fevereiro de 1997, pelo saudoso Levy Fidelix, político prestigiado, empresário, jornalista e publicitário, candidato a governador de São Paulo e várias vezes candidato a Presidente da República, falecido aos 69 anos, em 23 de abril de 2021.


O PRTB é um partido respeitado e com história de sucesso:


  • Elegeu Hamilton Mourão vice-presidente da República em 2018, tendo como presidente Jair Bolsonaro, sendo hoje Mourão senador da República.

  • Em 2020, o PRTB elegeu Nikolas Ferreira vereador, com 29.388 votos, em Belo Horizonte, hoje deputado federal.

  • Nas eleições de 2022, no Mato Grosso do Sul, o PRTB levou o então deputado Capitão Contar para disputar o segundo turno na eleição de governador, contra o atual governador Eduardo Riedel (PSDB).

  • No Estado de Goiás, após um excelente trabalho, elegeu quatro deputados estaduais: Wagner Neto, Coronel Adailton, Júlio Pina e Dra. Zeli.

  • No Mato Grosso do Sul, elegeu o deputado estadual Rafael Tavares.

  • Em Roraima, elegeu os deputados estaduais Coronel Chagas e Marcinho Belota, entre outros pelo País.

  • E em São Paulo, em 2024, o PRTB teve Pablo Marçal como candidato a prefeitura, mas Marçal perdeu pra ele mesmo.


LEONARDO AVALANCHE: DESGASTADO E ALVO DE DENÚNCIAS



Desde que assumiu a presidência nacional do PRTB, em fevereiro de 2024, o ex-presidente, Leonardo Avalanche, estava enfrentando desgastes, demonstrando ausência de habilidade para conduzir o PRTB.


Ele entrou em guerra com lideranças do partido em todo o País, chegando a levar tapas na cara dentro do Shopping Flamboyant, em Goiânia e, em retaliação, Avalanche expulsou irregularmente filiados e dirigentes do partido em Goiás, sem o devido processo legal, sem ter um conselho de ética regular.


Também existem gravações do próprio Avalanche de que o mesmo mantém ligações com a facção PCC, ocasião em que o então candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal, pediu que Avalanche se afastasse da presidência do PRTB.

Também há inquéritos em fase final, inclusive na Polícia Federal (PF), que apuram diversos crimes praticados por Avalanche, como falsificação de documentos, graves omissões na prestação de contas do partido, e especialmente fortes suspeitas de desvio de recursos do Fundo Eleitoral do PRTB referentes às eleições de 2024, entre outros crimes.  Tudo a desmerecer o partido perante à opinião pública e ao eleitor, causando prejuízos irreparáveis à imagem do PRTB.


UNIÃO E FORTALECIMENTO DO PRTB 


ree


O presidente eleito, Amauri Pinho, é reconhecido por ser exímio articulador político e tem vasta experiência: é advogado eleitoral, escritor, ex-vereador e ex-prefeito.  Também já foi vice-presidente nacional do PROS.


“O objetivo agora é pacificar, unir, fortalecer o partido, e assegurar aos 160 mil filiados em todo o País, que o PRTB vai atingir a cláusula de barreira nas eleições de 2026. Vamos estruturar o partido em todas as unidades da federação, em mais da metade dos municípios brasileiros, e vamos eleger deputados federais em quase todas as unidades da federação, pelo menos cinco senadores e um governador. É a nossa expectativa realista.  A hora é de agregar, pacificar! Chegou a hora de união e fortalecimento do PRTB”, declarou o novo presidente.

 

 
 
 

Comentários


bottom of page