O Presidente



Amauri Pinho
Amauri Pinho é político, empresário, escritor e advogado, especialista em Direito Eleitoral.
Nascido no município de Poranga/CE, na Serra da Ibiapaba, Amauri é descendente de família política.
Amauri foi aprovado em diversos concursos públicos, o primeiro aos 16 (dezesseis) anos, em Fortaleza/CE. Em 1990, decidiu buscar melhores oportunidades, e mudou-se para Brasília/DF, ocupando diversos cargos, tendo sido aprovado em vários concursos em órgãos públicos, entre eles, Secretária de Educação do Distrito Federal, Banco de Brasília (BRB), Câmara Legislativa do Distrito Federal, Escrivão da Polícia Federal, Assistente de Trânsito do Detran/DF, e Agente de Trânsito do Detran/DF, e neste foi aposentado por tempo de serviço, após acumular mais de 37 (trinta e sete) anos de efetivo trabalho.
Mesmo residindo em Brasília/DF, foi eleito vereador em Goiás em 2004, reeleito em 2008, tendo sido presidente da Câmara Municipal e, após a cassação do prefeito e do vice-prefeito, Amauri Pinho foi eleito prefeito da cidade.
Como advogado, Amauri Pinho foi o responsável por todo o processo administrativo e judicial que culminou na destituição do Diretório Nacional do PROS, no início de 2022, com a assunção do novo Diretório Nacional, tendo Amauri Pinho como Vice-Presidente Nacional.
Ainda em 2022, Amauri Pinho conduziu todo o processo administrativo que culminou na destituição do Diretório Nacional do PRTB, com a assunção de um novo Diretório Nacional, e coordenou, em 2023, o processo jurídico e administrativo, que resultou na impugnação de várias convenções irregulares, que culminou na Convenção Nacional do PRTB, realizada pelo TSE em 23/02/2024, que elegeu outro Diretório Nacional do PRTB.
Também coube a Amauri a responsabilidade de organizar a Convenção Nacional do PRTB, realizada em julho/2024, devidamente registrada no cartório competente e anotada no TSE, que elegeu nova composição nacional, inclusive tendo Amauri Pinho como o novo 1º Vice-Presidente Nacional.
O advogado Amauri Pinho, junto com os advogados associados, acumulam vitórias nos Tribunais Superiores, especialmente no TSE, STJ e STF, além do TJDFT e outros tribunais estaduais, inclusive em Tribunais Regionais Eleitorais.
Amauri Pinho possui dois livros publicados:
-
"COMO CASSAR UM PREFEITO CORRUPTO” (ed. Sinergia, do Grupo Ediouro, Rio de Janeiro/RJ, 2013);
-
"DIREITO ELEITORAL – As Inelegibilidades e suas brechas” (ed. Thesaurus, Brasília/DF, 2016).
Na última convenção nacional do PRTB, realizada em 26 de julho de 2025, Amauri Pinho foi eleito Presidente nacional do PRTB, e após devidamente registrada no Cartório do 1º Ofício de Brasília - Cartório Marcelo Ribas, Amauri Pinho foi anotado como Presidente nacional do PRTB perante o Tribunal Superior Eleitoral, cujo mandato tem vigência até 23 de fevereiro de 2028.
